Como funciona o INSS

O INSS funciona da seguinte forma: Mensalmente é feito o desconto da folha de pagamento do trabalhador, que é destinado ao INSS, sendo que o valor irá depender do salário de cada funcionário.

Além do contribuinte “Empregado”, outras pessoas também podem e devem, contribuir com o INSS, por exemplo:

Empregada Doméstica, Contribuinte Individual, Trabalhador Avulso, Segurado Especial e Segurado Facultativo. Para conferir maiores informações e os serviços oferecidos pela Previdência Social, é só acessar o site: www.previdencia.gov.br

agencia do inss

Objetivos do INSS

O serviço do Benefício do INSS é prestado em conjunto com o DATAPREV que é uma empresa de tecnologia do Governo, responsável por todo o processamento das informações referente ao INSS e Previdência Social. O INSS surgiu no ano de 1990 depois do IAPAS se juntar ao INPS, conservando direitos antigos dos trabalhadores brasileiros.

Um dos principais objetivos do INSS é diminuir a pobreza no país e apesar dos inúmeros problemas encontrados, há que se admitir que se não fosse o INSS o número de pobres no Brasil ir crescer em mais de 20 milhões!

O desconto da contribuição do INSS é feito na folha de pagamento, mas existe um teto para isto, ou seja, há um limite no valor a ser descontado do trabalhador, assim, mesmo que ele tenha um salário muito alto, não poderá contribuir com uma quantia acima daquela já estipulada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *