Como pagar o INSS autônomo

Todo cidadão que trabalha como autônomo pode, e deve, pagar o INSS autônomo, sendo que são duas as possibilidades.A primeira opção é ter uma aposentadoria por tempo de serviço ou então por idade.

Aposentadoria por tempo de serviço como Autônomo

Neste caso, você irá pagar mensalmente um valor referente a 20% de seu salário e após 35 anos de contribuição para os homens e 30 anos de contribuição para as mulheres, terá o direito à aposentadoria.

Esta aposentadoria também estará disponível para os trabalhadores autônomos que completaram 65 anos de idade no caso de ser homem, ou 60 anos no caso de ser mulher. Neste caso será pago o valor de 85% referente ao valor médio entre as 80% maiores contribuições feitas.

É importante lembrar que, para cada 12 meses a mais de contribuição, após a época para aposentar-se, você aumentará em 1% o valor de sua aposentadoria, podendo chegar finalmente a 100%.

Aposentadoria por Idade como Autônomo

Mas tem o caso da aposentadoria por idade, onde a contribuição será de 11% do salário mínimo vigente no país, sendo que a aposentadoria estará disponível ao trabalhador autônomo que completar 65 anos de idade no caso de homens e 60 anos de idade no caso das mulheres, tendo feito 180 contribuições ao INSS. Neste caso a aposentadoria será de 1 salário mínimo.

Uma observação importante é que, no caso do cidadão ser um MEI – Micro Empreendedor Individual, então a contribuição ficará entre R$ 34,90 e R$ 39,90.

Como pagar INSS Autonônomo

O primeiro passo para pagar seu INSS como autônomo é ir até a agência mais próxima e se inscrever como Contribuinte Individual junto ao INSS.

Para encontrar a agência do INSS mais próxima de você, é só acessar:

http://www010.dataprev.gov.br/enderecoAPS/mps1.asp

E confira no link abaixo os documentos necessários que serão solicitados pela Previdência Social:

http://menta2.dataprev.gov.br/PREVFacil/PREVDoc/BENEF/pg_internet/iben_menuass.asp

No próprio site da Previdência, você poderá imprimir o carnê para efetuar o pagamento todos os meses, sendo que este pagamento pode ser feito em bancos ou casa lotérica. No link abaixo você poderá conferir como preencher corretamente a Guia:

www.previdencia.gov.br/guia-da-previdncia-social-gps

Comments

  1. Elenilda duarte nascimento:

    quero pagar o meu inns autonomo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *