Como pagar o INSS autônomo

Muitos trabalhadores brasileiros exercem atividade como autônomo e não sabem que podem pagar o INSS como autônomo. O que estes não sabem é que estão cometendo um erro muito grande, pois além de estar perdendo tempo de contribuição para a aposentadoria, podem ficar sem o benefício do auxílio doença.

O pagamento do INSS como autônomo garante o trabalhador todos os benefícios do INSS que possui um trabalhador com carteira assinada. Empresários, trabalhadores autônomos e quem presta serviço para pessoa física pode garantir o direito à aposentadoria ao contribuir para a previdência social, além de outros benefícios como seguro desemprego e auxílios. Para isso é preciso se inscrever na Previdência, escolher o tipo de contribuição e fazer o pagamento mensalmente.

inss-autonomo-pagar

Passo a passo para o INSS autônomo

Confira abaixo algumas dicas simples que você deve seguir para dar início ao pagamento do INSS autônomo, garantindo assim seus benefícios junto a previdência social.

  • Faça a inscrição no Programa de Integração Social – PIS. Dirija-se até uma agência da Previdência Social do INSS mais próxima de sua residência.
  • Escolha o  tipo de contribuição que você quer pagar para o INSS, de acordo com seu orçamento e categoria
  • Preencha a Guia da Previdência Social – GPS
  • Pague a GPS nas casas lotéricas, Caixa, Bancos, Caixas Eletrônicos ou autorizadas.

Veja como pagar o INSS em atraso.

Para tirar dúvidas ligue no telefone 135 ou acesse o site da previdência social, Previdencia.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *