Emitir Certidão negativa do INSS para Pessoa Física

Se você precisa emitir a CND – Certidão Negativa de Débito do INSS para pessoa física, saiba que poderá fazer isso pela internet. O documento que garante ao contribuinte a comprovação de esta em dia com suas contribuições junto a Previdência Social, pode ser emitido online de forma gratuita.

Se houver alguma pendência do CPF na consulta, a CND INSS irá mostrar com detalhes quais são as informações, podem assim o contribuinte regularizá-las juntos aos órgãos oficiais. Além das pendência, a certidão permite verificar todos os Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União.

Emitir CND INSS para Pessoa Física

Para emitir sua certidão negativa, basta acessar neste link a página oficial do site da Receita Federal do Brasil. Já na página, será necessário digitar o número do CPF e os caracteres de segurança. Em seguida, basta clicar em consultar. Da certidão emitida por meio da Internet constará, obrigatoriamente, a hora, a data da emissão e o código de controle.

cnd-inss-pessoa-fisica

Se sua Certidão INSS não possuir débitos, o documento irá conter o seguinte texto:

Ressalvado o direito de a Fazenda Nacional cobrar e inscrever quaisquer dívidas de responsabilidade do sujeito passivo acima identificado que vierem a ser apuradas, é certificado que não constam pendências em seu nome, relativas a créditos tributários administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e a inscrições em Dívida Ativa da União junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Esta certidão refere-se exclusivamente à situação do sujeito passivo no âmbito da RFB e da PGFN e abrange inclusive as contribuições sociais previstas nas alíneas ‘a’ a ‘d’ do parágrafo único do art. 11 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991.

A aceitação desta certidão está condicionada à verificação de sua autenticidade na Internet, nos endereços <http://www.receita.fazenda.gov.br> ou <http://www.pgfn.fazenda.gov.br>.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *