INSS Autônomo

Quem trabalha por conta própria deve pensar no futuro e contribuir com a Previdência Social, afinal, a maioria das pessoas depende da aposentaria quando chegam à terceira idade.  Se você é autônomo e não sabe como pagar o INSS, confira nossas dicas sobre INSS autônomo:

inss autonomo

Valor da contribuição INSS

Em geral, o mínimo que um autônomo pode pagar é 20% do salário recebido mensalmente.

Quando posso me aposentar com INSS Autônomo?

A pessoa pode se aposentar por idade ou por tempo de serviço, no caso dos autônomos, tempo de contribuição. Para aposentar por tempo de contribuição é preciso pagar por 35 anos, no caso dos homens e 30 anos para as mulheres. Já por idade é necessário ter 60 anos completos, no caso das mulheres ou 65 anos no caso dos homens, além de ter pagado pelo menos 180 contribuições para o INSS.

De quanto será a minha aposentadoria?

No caso de aposentadoria com a idade e 180 mensalidades ou pelo tempo de contribuição mínima, o individuo pode se aposentar ganhando cerca de 80% do valor médio calculado a partir de 85% das maiores contribuições.

Fora isso, a cada 12 meses a mais da contribuição mínima a remuneração aumenta em 1% e assim por diante. Em outras palavras, se você contribuiu por 192 meses o calculo no salário será de 86% do valor médio, se contribuiu por 204 meses, o cálculo será de 87% e assim vai, até chegar ao máximo de 100% do valor.

Como começar a pagar o INSS

O primeiro passo para começar a contribuir com o INSS é procurar uma das agências conveniadas. Lá é possível realizar a inscrição de contribuinte individual e a partir disso começar a pagar.

Para ser atendido em uma das agências é necessário agendar com antecedência. O atendimento pode ser marcado pelo site da Previdência Social ou através do telefone 135. Depois de realizar a inscrição, o trabalhador autônomo pode acessar o site da Previdência e imprimir o carnê, o pagamento deve ser feito mensalmente. O carnê pode ser pago em bancos e em casas lotéricas.

Quem se encaixa em contribuinte individual?

Todos aqueles que prestam serviços a pessoas ou empresas sem ter nenhum vínculo empregatício, como taxistas, vendedores ambulantes, diaristas, trabalhadores rurais, entre outros.

Comments

  1. jose Barbosa De Camargo:

    motivo Extrato do INNS como fazer

    Responder

  2. BELENICE:

    boa tarde como saber meu histórico de inss ja pagos ,ja entrei em site da previdências cnis mas não consegui vizualizar meu nit incriçõa ,obrigado .

    Responder

  3. Fabio carvalho:

    Prezados,

    como devo fazer çara associar o NIT de autônomo ao Cartão do Cidadão (PIS)?
    Eu comecei a trabalhar como autônomo e depois passei a trabalhar com carteira assinada. tenho 2 números diferentes.

    Grato.

    Fábio.
    fabcarvalho@gmail.com

    Responder

    • inss:

      Olá Fábio!

      O melhor a se fazer é procurar a sede do Ministério do Trabalhado mais próxima ou até mesmo uma agência da Caixa para maiores esclarecimentos neste caso. Obrigado!

      Responder

  4. Heloísa:

    Em caso de 2 numerações de PIS o portador deve ir a caixa Econômica e solicitar a Unificação de PIS ,o atendente vai dar uma guia de solicitação e o mesmo será anexado a xeros de documentos : RG,CPF,CARTEIRA DE TRABALHO,TÍTULO DE ELEITOR E COMPROVANTE DE RESIDENCIA .O atendente fará a unificação no sistema.
    Em Caso de dúvida se direciona a Caixa Econômica .

    Responder

  5. Denise:

    Bom dia,
    Como e onde (on line) posso consultar o tempo de contribuição como autônomo?
    Obrigada!

    Responder

    • inss:

      O tempo de contribuição pode ser conseguido nas Agências da Previdência.

      Responder

  6. Carmen:

    Um recém-aposentado por idade (dez/2016), já tem direito ao 13º salário referente ao ano de 2016?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *