INSS para domésticas. Dicas sobre como recolher.

Com as novas leis das domésticas, pessoas que antes não precisavam se preocupar com questões legais e burocráticas agora se deparam com a complicada vida dos patrões, com tudo que envolve o recolhimento de FGTS e INSS. Não se perca em contas complexas para leigos. Veja o especial que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o INSS Domésticas.

inss domestica

Para o FGTS Doméstico

  • Caso você não tenha experiência, confie em um contador – Além de saber exatamente como funcionam os trâmites legais e como calcular o valor correto do recolhimento do INSS domésticas, ele poderá deduzir esses valores do seu imposto de renda, ganhando tempo na hora de declarar o necessário e ajudando você a garantir a integridade da sua funcionária.
  • Se você é do tipo que faz as coisas sozinha, prepare-se para as filas – para fazer o recolhimento INSS por conta própria, você precisará da guia GFIP que a Caixa Econômica Federal distribui. Ela pode ser conseguida pela internet ou em agências. Caso seja a primeira vez que você precisará fazer esse tipo de preenchimento, evite dúvidas: vá ao banco e receba orientações dos funcionários. Após o preenchimento desta guia do INSS, o primeiro recolhimento será feito em casas lotéricas ou em uma agência da Caixa. A partir do segundo recolhimento, você receberá as guias pelos correios.
  • Fuja das filas, use a internet ao seu favor – Se você quer fazer tudo sozinho, mas não quer ficar horas nas filas, faça o download do programa SEFIP – Sistema Empresa de recolhimento do FGTS. Com ele, você só precisará preencher os dados solicitados pela internet, eles serão enviados para o sistema de Conectividade Social e sairá a guia a ser paga no banco ou casa lotérica.

Leia também: Inss Autônomo

Já se o assunto é INSS Doméstica

Você prefere recolher os valores através da internet ou pagando o carnê? As duas opções estão disponíveis, vai de você escolher a melhor. O carnê você pode comprar em papelarias e discriminar os dados do empregado para pagar em bancos, Já pela internet, você precisará entrar no site da Previdência Social, preencher as informações e pronto, o cálculo será automático. A guia será impressa e paga em bancos ou casa lotéricas.

Apesar da burocracia básica, recolher o INSS e o FGTS do empregado doméstico não é um procedimento complicado. Só não esqueça os seus deveres de empregador e pronto: seu funcionário de confiança estará assegurado. E você também.

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *