INSS em atraso

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – é quem fica responsável pelo recebimento das contribuições feitas à Previdência Social. Além de ficar a cargo do recebimento destas contribuições, o INSS também é o responsável pelo pagamento das aposentadorias e demais benefícios de direito de milhões de brasileiros. Para conseguir organizar este número tão grande de dados, o INSS conta com o apoio do DATAPREV, empresa responsável pelo processamento de todos os dados que dizem respeito ao contribuinte brasileiro.

Além das empresas que precisam pagar o INSS de seus funcionários, mensalmente, a contribuição pode ser feita por várias outras categorias, por exemplo, profissionais autônomos, profissionais liberais, entre muitos outros. Acontece que, entre tantos pagamentos que precisam ser feitos durante o mês, o INSS pode acabar sendo esquecido e assim, o pagamento deverá ser feito, mesmo que com atraso.

Um dos motivos para providenciar urgentemente o pagamento do INSS em atraso é que isto poderá ser um empecilho para que o trabalhador consiga a aposentadoria, por exemplo. Então, para evitar problemas futuros, o melhor a ser feito é manter o pagamento do INSS em dia.

Pagamento do INSS em Atraso

Porém, antes de efetuar o pagamento do INSS em atraso é preciso fazer os cálculos, pois será preciso pagar uma multa que chega a até 20% além da correção monetária, isto tudo vai depender de quanto tempo se atrasou para efetuar o pagamento.

inss em atraso

No site do DATAPREV você poderá efetuar o cálculo, para isto deverá informar o valor do salário pago mensalmente, além do mês do salário a ser pago em atraso, assim o cálculo será feito sem erro.

Acesse: http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html

O site da Receita também disponibiliza uma página com todas as informações para a emissão do GPS – Guia da Previdência Social – para recolhimento mensal em dia e também em atraso, para conferir todas as informações e também os links, é só acessar:

www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/contribuicoes/default.htm

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *