O que é INSS

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Nacional foi criado ainda no ano de 1990 quando então houve a fusão do IAPAS com o INPS, sendo que vários direitos dos trabalhadores foram mantidos. Para garantir o bom atendimento e realização de todas as suas obrigações, o INSS hoje conta com quase 40 mil servidores, atuantes em todo o território nacional, onde é feito o atendimento a milhões de pessoas todos os meses. Em todos os estados brasileiros estão presentes as APS – Agências da Previdência Social – garantindo assim um atendimento direto ao cidadão.

O que é?

Apesar de fazer parte da vida de milhões de brasileiros, a grande maioria ainda não sabe o que é o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Para um rápido entendimento, podemos dizer que o INSS é o “Caixa” da Previdência Social, ou seja, é ele o responsável por efetuar os pagamentos de todas as aposentadorias dos cidadãos brasileiros, assim como vários outros benefícios, exceto os servidores públicos que têm um sistema próprio de gestão dos benefícios desta categoria.

O INSS fica responsável pela aposentadoria do cidadão brasileiro, seja esta aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, invalidez, pensão por morte, auxílio doença, acidente de trabalho, doença por motivo de trabalho, salário maternidade e família, 13º salário e mais alguns benefícios.

Todo cidadão brasileiro deve contribuir com o INSS para ter direito a estas vantagens, sendo que a principal dela é a aposentadoria, pois o cidadão aposentado irá receber o benefício mensalmente.

Mas não é só a aposentadoria que poderá lhe ajudar a ter uma vida mais digna, se você contribui com o INSS poderá receber o auxílio doença, por exemplo, caso seja afastado de seu trabalho pelo motivo de não ter saúde para exercer sua função, assim, enquanto estiver impossibilitado de voltar às atividades normais no trabalho, o INSS garantirá o pagamento mensal de seu benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *