Como pedir revisão de benéficos do INSS na Justiça

Segurados do INSS que entendem que foram prejudicados pelo benefício de alguma forma, podem pedir a revisão do benefício junto ao órgão. O cidadão pode pedir uma via do documento na Agência da Previdência social para buscar a revisão na justiça.

Quando os beneficiários fazem o pedido de algum benefício do INSS, a documentação do processo é anexada e entregue ao segurado. Este será o principal documento que o segurado deverá apresentar a justiça para revisão de um benefício.

Como dar entrada na revisão do INSS

O primeiro passo para dar entrada na revisão do INSS na justiça, é acumular o maior número de documentos possíveis, para comprovar sua solicitação. Caso o pedido de revisão seja para aposentadoria por invalidez, por exemplo, o segurado deve apresentar exames e laudos médicos que comprovem a incapacidade de exercer atividade remunerada.

Quando o segurado tem seu pedido de benefício negado, ele recebe o processo administrativo que mostram informações sobre o que poderia estar errado. É importante reunir documentos que confrontem com o relatório do INSS, para ter o benefício concedido.

O pedido de revisão pode ser feito na própria agência do INSS ou na justiça, através de advogados.

revisao-beneficio-inss

Quando é possível pedir revisão do do benefício

O segurado pode pedir revisão do processo administrativo em vários casos. Os mais comuns são quando o pedido de aposentadoria ou auxílio doença é negado, quando acontece erro no cálculo de algum benefício, quando período de contribuição ao INSS não foi incluído na conta do cidadão e quando o segurado trabalhou em situação prejudicial a saúde e não foi considerado.

O pedido não tem custos para o segurado. O agendamento deve ser feito na agência, o prazo para pedido é de 30 dias prorrogáveis por mais 30 dias. Depois o pedido deverá ser feito somente na justiça.

Veja também: Como pedir indenização ao INSS

Agendar um atendimento ao INSS

O beneficiário pode pedir uma cópia do processo administrativo junto à Previdência. Para isso, basta agendar um atendimento no site da previdência – www.previdencia.gov.br. Ao lado esquerdo da página acesse “Todos os Serviços” e em seguida “Cópia/Vista/Carga de Processo Administrativo” e clique em Agendar. Em seguida, basta informar os dados pessoais para prosseguir o atendimento.

Lista de documentos

  • Cópia do processo administrativo
  • RG e CPF
  • Comprovante de endereço nos últimos três meses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *